A tarefa de construir um ambiente virtual adequado a cada realidade escolar é um processo complexo e dinâmico que exige a atuação de múltiplos profissionais em tempos diferentes, com um só objetivo: o aluno.
Utilizando o PPP aliado as tecnologias de informação e comunicação existente o profissional da educação tem como apoio diversas atividades online que visam ajudar ao nosso aluno se apoderar dessas tecnologias e utilizá-las de diversas formas no seu cotidiano escolar.
Nosso grande desafio é passar conhecimento com qualidade, formando indivíduos críticos, conscientes, para poderem no decorrer de sua vida fazerem a história, construindo e adaptando novas tecnologias.
Como disse Guimarães Rosa em Grande Sertão Veredas: “Será que realmente ensinamos alguma coisa a alguém? Mestre não é aquele que ensina, mas quem de repente aprende...”
A tecnologia vem nos auxiliar nessa transformação, nesse aprendizado.
Com o objetivo de viabilizar diversas propostas em larga escala a E/SUBE/5ª CRE lança o Projeto Tr@nsform@ 5@, para que possamos avançar e estimular nosso aluno, fazendo com que ele não veja mais o mundo virtual como algo estranho e útil apenas para os jogos virtuais.
Nós da E/SUBE/5ª CRE assumimos o desafio de receber novas ideias e projetos e divulgá-los juntos, para que possamos crescer e atingir nosso objetivo maior que é a transformação do nosso ambiente escolar de forma crÍtica e reflexiva sobre as ações pedagógicas.
Temos o Programa Educopédia que nos oferece vasto material para professores e alunos, incluindo planos de aula de acordo com as Orientações Curriculares de forma clara, rápida e fácil. Acessamos a qualquer hora e de qualquer lugar os conteúdos expostos nas aulas digitais. Ela tem como objetivo aguçar a curiosidade dos alunos, partindo do lúdico, transformando o que era estático em movimento. “A Educopédia é uma plataforma online colaborativa de aulas digitais, onde alunos e professores podem acessar atividades autoexplicativas de forma lúdica e prática, de qualquer lugar e a qualquer hora”.
Atualmente, há um uso crescente de blogs por parte das escolas, professores e alunos dos vários níveis de ensino. “Eles permitem a atualização constante da informação, pelo professor e pelos alunos, favorecem a construção de projetos e pesquisas individuais e em grupo, e, principalmente, a divulgação de trabalhos. Com a crescente utilização de imagens, sons e vídeos, os blogs têm tudo para explodir na educação e se integrarem com outras ferramentas tecnológicas de gestão pedagógica”, diz José Manuel Moran _ Especialista em Mudanças na Educação.
JUSTIFICATIVA
A política de informatização implantada pela SME tem equipado as escolas com computadores multimídia e acesso à internet, além de promover cursos de capacitação em informática básica e educativa para que os professores possam utilizar a tecnologia disponível no seu fazer pedagógico.
Dando continuidade a essa política de aperfeiçoamento em serviço e acreditando que, neste momento em que a informática ganha cada vez mais espaço no ambiente escolar, é responsabilidade de todos os segmentos fazer com que o processo de informatização seja implantado de forma ampla, atendendo aos interesses e necessidades dos nossos alunos, que na sua maioria, só terão acesso ao computador dentro do espaço escolar, favorecendo assim a descoberta de novas formas de leitura de mundo, diversidade cultural, respeito às diferenças e o desenvolvimento do conceito de hipertextualidade.
Desta forma, a equipe de informática da E/SUBE/5ª CRE não poderia deixar de acompanhar de perto os trabalhos desenvolvidos, divulgando-os e também oferecendo subsídios para que as escolas possam se apropriar dessas novas tecnologias de forma a construírem um novo fazer pedagógico.
Nossa preocupação é manter um canal aberto para troca de experiências aproveitando o potencial do grupo de professores da E/SUBE/5ª CRE e construir uma proposta de inclusão digital onde possamos auxiliar o professor neste momento de mudança de paradigmas educacionais onde a escola tem o papel de preparar a pessoa para o aprendizado permanente, formando indivíduos mais críticos e criativos, capazes de construir novas formas de organizar este conhecimento, que hoje está disponível na rede mundial de computadores.
O projeto Tr@nsform@ 5@ se propõe a ser uma “ponte” entre escola e nível central da SME, criando um espaço aberto à divulgação dos trabalhos desenvolvidos na E/SUBE/5ª CRE que se utilizam das diversas mídias e da informática educativa, investindo na formação permanente, promovendo a reflexão sobre o uso das tecnologias na sala de aula e ainda ser um catalisador de mudanças nas escolas, tendo como base o uso da informática educativa e as diferentes mídias disponíveis.
OBJETIVO GERAL
Fornecer subsídios básicos para a utilização crítica dos softwares, aplicativos e diferentes mídias, explorando suas possibilidades e recursos de forma a proporcionar a criação e desenvolvimento de projetos multimídia que promovam a construção do conhecimento, através da estimulação da criatividade, cooperação e da pesquisa, utilizando experiências bem sucedidas dos professores da E/SUBE/5ª CRE.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Discutir e explorar a aplicação pedagógica dos softwares e aplicativos e diferentes mídias disponíveis quanto: a faixa etária, recursos, possibilidades de desenvolvimento das competências e habilidades específicas, possibilidades hipertextuais, possibilidades multimídias;
- Vivenciar atividades pedagógicas utilizando as diferentes mídias, softwares e aplicativos;
- Analisar e construir projetos multidisciplinares utilizando como base diferentes mídias e os recursos tecnológicos disponíveis;
- Formar elementos multiplicadores que possam dinamizar o processo de implantação e expansão da informática educativa nas escolas.
PÚBLICO ALVO
Professores, Coordenadores Pedagógicos e de Sala de Leitura das escolas.
DESENVOLVIMENTO
Através do acompanhamento dos projetos e trabalhos desenvolvidos nas escolas da E/SUBE/5ª CRE, assim como nos Pólos de Educação para o Trabalho e Salas de Leitura Pólo, a equipe da E/SUBE/5ª CRE/Informática convidará professores que desenvolvam trabalhos dentro dos objetivos do projeto para dinamizarem oficinas que acontecerão na sede da 5ª Coordenadoria Regional de Educação.
Cada dinamizador apresentará o planejamento e o roteiro de atividades da sua oficina para que o mesmo seja incluído no Projeto TR@NSFORM@ 5@.
Após a realização das oficinas, a equipe da E/SUBE/5ª CRE acompanhará, através de visitas e reuniões periódicas, o desdobramento do projeto nas escolas, assim como avaliará a necessidade de ajustes na proposta de trabalho, organizando novas oficinas, sempre buscando atender às necessidades das escolas de forma prática e objetiva, promovendo a efetiva implantação da política de informatização das escolas.
CRONOGRAMA
DATA
|
OFICINA
|
HORÁRIO
|
DINAMIZADOR
|
29/03
|
Criando Blogs Educativos
|
08h30min às 11h30min h
|
Prof.ª Regina Bizarro
Repres. Rioeduca/5ªCRE
|
11/04 | Um “Pé de Vento” na 5ª CRE | 13h30min |
Prof.ª Claudia Moraes
Educopédia e
GED/Informática da 10ªCRE
|
13/04
|
Capacitação no Sistema de Controle Acadêmico (SCA).
|
Manhã
8:00 às12:00 Tarde 13:00 às 17:00 |
Informática / 5ªCRE
|
08/05/2012
|
Educando com quadrinhos
|
13h30min
|
Prof.ª Denise Faris
E/SUBE/5ª CRE/ GRH |
25/05
|
Trabalhando com Módulos Educativos e Participativos
(Necessário trazer Laptop)
FORMULÁRIO PARA INSCRIÇÃO |
13h30min
Laboratório da E/SUBE/5ª CRE |
Prof.ª Marcia Neves
Coord Marcia Andrea E M Prof Carneiro Felipe |
Apresentando a Educopédia |
Prof.ª Gabriela Silva
EM Grécia e Coord. dos Embaixadores da Educopédia
| ||
Experimentando o “Pé de Vento” na Escola I
|
Prof.ª Ana Márcia
EM Pará e Olegário Mariano
|
Experimentando o “Pé de Vento” na Escola II
|
Prof.ª Patrícia Tavares
EM Mozart Lago
|
AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO
Após o término das oficinas, os participantes deverão colocar na caixa localizada do lado de fora do laboratório uma ficha com a cor que representa o seu grau de motivação.
A equipe da Informática E/5ª CRE realizará visitas e reuniões periódicas para acompanhar o desdobramento do projeto.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
- PRETTO, Nelson. O uso da Informática na Escola. A tarde. Bahia, 15.09.1999
- MEIRELLES, Eduardo. A Convergência de mídia na Informática Educativa. Site da Multirio. Consulta em 15/08/03
CRÉDITOS:
Luiz Pedro da Silva Covas – PI _ Assistente de Informática
Denise Faria da Cunha – PII _ E/SUBE/5ªCRE GRH
Solange Freitas Ferreira – PII _ EM 05.15.049 Cinco de Julho
Logotipo: Luciana Escudeiro - PI _ E.M 05.14.029 Malba Tahan
Colaboradora: Regina Bizarro - PII _ Representante do Rioeduca/5ªCRE